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O mundo literalmente parou e as vendas online dispararam para valores impensáveis há 2 ou 3 meses atrás. No Brasil, o e-commerce já cresceu 100% em várias categorias. Em Portugal, as vendas subiram 80% na semana 16 a 23 de Março e há empresas que estão a vender 4 a 8x mais desde que começou a pandemia. O que fizeram?

Adaptaram-se rapidamente às novas necessidades dos seus clientes e, por se manterem presentes, foram referenciados para novos clientes. E assim crescem exponencialmente todos os dias. Há talhos a fazer entregas ao domicílio, há padarias que continuam a trabalhar a todo o gás de portas fechadas, há Personal Trainers que desenvolveram aulas online personalizadas para os seus alunos, há músicos que estão a dar cursos online…Há de tudo.

Há empresas que fizeram a sua primeira venda online, pela primeira vez; há pessoas que fizeram a sua primeira compra online, pela primeira vez. E o que é que isto tem de fantástico?

É que, quando tudo isto passar, estes novos hábitos vão permanecer. Estas empresas vão perceber que até agora tinham estado a perder um nicho de negócio ilimitado e os consumidores vão reconhecer que é muito mais confortável receber os produtos em casa. Para além disso, todos nós, vamos dar ainda mais valor ao nosso tempo e evitar perdê-lo em filas e tarefas supérfluas.

O que é preciso para que tal aconteça? Em primeiro lugar, conseguir cativar a atenção do seu potencial cliente, sendo que no online, distinguir-se da concorrência é francamente mais difícil. E, claro, é preciso que, depois de ser o escolhido, proporcione uma boa experiência de serviço. Se isso acontecer, o cliente ficará absolutamente fidelizado. Caso contrário, a marca poderá ficar irreversivelmente descredibilizada.

E a verdade é que muitos negócios estão a entrar na Internet pela primeira vez, completamente no escuro, sem os conhecimentos básicos, sem uma estrutura organizada, sem uma estratégia definida, alguns até, sem conhecer os requisitos legais necessários. Estes, dificilmente conseguirão gerar a confiança absolutamente imprescindível numa experiência de compra online e estarão a queimar oportunidades, no presente e no futuro, num mercado onde a concorrência está a 1 clique de distância.

A confiança, a credebilidade, a notoriedade de uma marca, são absolutamente imprescindíveis para criar um negócio online rentável e duradouro. É, por isso, essencial definir uma estratégia adequada de forma a poder tirar partido de todas as oportunidades que surgem com esta nova realidade e semear frutos para a colheita de muitos anos. Com ou sem pandemia.

Se precisa arrancar com o seu negócio na Internet mas não sabe por onde começar, se não conhece o mercado online e precisa de uma orientação, temos todo o gosto em fazer este caminho consigo. Contate-nos para conhecer as soluções que temos para pequenas e médias empresas aqui.