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Todos temos mais tempo e, de uma forma ou de outra, o contato com o mundo “lá fora” faz-se, essencialmente, pela Internet. Para além disso, a procura de serviços on-line disparou para níveis nunca antes vistos: seja para ter pão fresco à porta, carne do talho, legumes da horta, um livro ou artigos essenciais para os nossos pais, todos estamos a utilizar a Internet. Hoje quem não está no mercado on-line…não está no mercado.

Mas é necessário estar presente na Internet, e nas redes sociais em particular, da forma certa para chegar às pessoas que lhe interessam e que podem realmente vir a precisar do seu serviço/produto.

Aqui ficam 5 dicas para aumentar o retorno do seu negócio nas redes sociais:

 – Conheça o seu público-alvo: defina a quem pode interessar o seu serviço/produto. Perceber para quem fala, quem precisa ou poderá vir a precisar de si, ajuda a definir um público. Só vai converter vendas se alcançar as pessoas que lhe interessam. E, para cada nicho, existe uma abordagem diferente. Se “atirar para todo o lado” certamente não vai acertar em ninguém…

 – Publique conteúdo útil para o seu público: partilhe informação que ajude as pessoas. É importante não falar só do seu negócio, mas escolher temas que esclareçam dúvidas, partilhar dicas úteis para o dia-a-dia, ajudar o seu público a resolver pequenos problemas. Conteúdo útil, diversificado e positivo, vai criar maior relação e interação com as pessoas e é desta forma que “entra” na vida delas.

 – Seja consistente: crie uma rotina para os seus leitores o seguirem. Não adianta publicar hoje e depois só voltarmos a ouvir falar da sua marca daqui a 15 dias. Para criar uma comunidade, para se distinguir da concorrência, tem que fidelizar. Isso vai garantir que, quando precisarem do seu produto, é de si que se lembram.

 – Relacione-se com as pessoas: a interação é a base da comunicação nas redes sociais. Desta forma, irá gerar confiança e estará cada vez mais próximo da sua comunidade. Fale de si, da sua marca, da sua história; coloque questões, peça opiniões. A Internet faz-se de interações e este é também um bom indicador para perceber se está a ir pelo caminho certo.

 – Analise e meça resultados: É essencial medir o impacto dos seus conteúdos para realinhar, se necessário, e atrair, cada vez mais, novos potenciais clientes. Quer no seu site, quer nas redes sociais, consegue aceder às estatísticas da sua página e perceber quem o está a visitar, que interesses tem, idade, sexo, localização, etc.

Estas são 5 regras básicas mas que, se cumpridas com foco e consistência, lhe permitirão alcançar os resultados que pretende, adaptando o seu negócio à nova realidade que todos vivemos, mas principalmente, colocando o seu negócio numa escala global que lhe trará frutos hoje e sempre.

Para quem está a arrancar com vendas na Internet, é natural não saber por onde começar. Será que basta promover nas redes sociais, é preciso um site, uma loja online? E qual a legislação? Para ajudá-lo, na AntaresIS criámos soluções adaptadas a micro e pequenos negócios que querem vender na Internet, reinventar a forma de chegar a novos clientes e semear resultados duradouros, até porque estes novos hábitos dos clientes vão permanecer. Contate-nos aqui para saber qual a melhor opção para o seu negócio.